O blogue do JI Vasco da Gama

Queremos partilhar o que descobrimos, o que aprendemos e experimentamos, e também trocar ideias e experiências , pois acreditamos que a Escola e a Família devem ser lugares de encontro e descoberta, de felicidade e união, de propulsão para um futuro vencedor.

E porque a vida é feita de dedicação, confiança e sonhos atingidos, queremos formar gente que ande pela vida com um sorriso quente e brilho no olhar, peito insuflado de entusiasmo pelo que vai aprender e ensinar...

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ginástica na Sala 3...

"O corpo que a criança vai progressivamente dominando desde o nascimento e de cujas potencialidades vai tomando consciência, constitui o instrumento de relação com o mundo e o fundamento de todo o processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Ao entrar para a educação pré-escolar a criança já possui algumas aquisições motoras básicas, tais como andar, transpor obstáculos, manipular objectos de forma mais ou menos precisa.

Tendo em conta o desenvolvimento motor de cada criança, a educação pré-escolar deve proporcionar ocasiões de exercício da motricidade global e também da motricidade fina, de modo a permitir que todas e cada uma aprendam a utilizar e a dominar melhor o seu próprio corpo."
(in Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, pág. 58)


Na aula de hoje dançamos a canção "Vem que eu vou-te ensinar" e "Cabeça, ombros, joelhos e pés" (do CD PANDA vai à Escola) para aquecermos o nosso corpo. O aquecimento é muito importante para garantir que todos os músculos estão suficientemente quentes e que as articulações estão prontas a funcionar. De seguida fizemos um exercício que para trabalhar a coordenação e o trabalho em equipa. As crianças dispostas em fila e deixando um espaço entre elas permitem que cada uma delas passe por todas a ziguezaguear. Este exercício foi realizado 2 vezes por cada membro. Finalizamos a actividade motora propriamente dita com uma dança de roda para exercitar os membros inferiores e passámos à actividade final de relaxamento.
Foi um experiência muito divertida...






Sem comentários:

Enviar um comentário