O blogue do JI Vasco da Gama

Queremos partilhar o que descobrimos, o que aprendemos e experimentamos, e também trocar ideias e experiências , pois acreditamos que a Escola e a Família devem ser lugares de encontro e descoberta, de felicidade e união, de propulsão para um futuro vencedor.

E porque a vida é feita de dedicação, confiança e sonhos atingidos, queremos formar gente que ande pela vida com um sorriso quente e brilho no olhar, peito insuflado de entusiasmo pelo que vai aprender e ensinar...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Só para PAIS

COMO ENCARAR, EM CADA IDADE, A ENTRADA DA SUA CRIANÇA NA ESCOLA.

ESTA É UMA DAS FASES MAIS IMPORTANTES DA SUA VIDA.

O início da formação escolar representa também o começo de uma nova fase na vida das crianças. É a partir desse momento que o seu mundo se abre e que elas irão sair, uma boa parte do dia, da protecção e aconchego do seu lar e dos seus familiares. Um momento nada fácil para as crianças que se encontram em adaptação e descoberta do mundo…

É importante que este início ocorra da melhor forma… Afinal será o princípio de muitos outros dias escolares na vida da criança.

A entrada na escola é um desafio para as crianças, mas também para os pais. É nesta hora que irão perceber que o seu “bebé” terá à sua espera um novo mundo de experiências independente deles, e no qual eles não estarão presentes.

Para alguns pais, a entrada na escola, implica, pela 1ª vez ou não, a separação diária do seu filho/a e surgem as questões:

Ø Será que irá adaptar-se bem?

Ø Vai sentir saudades?

Ø O convívio com outras crianças correrá bem?

O tempo de separação, à porta da sala, pode ser o momento mais difícil do dia, tanto para os pais, como para as crianças, como para os educadores.

Por vezes a adaptação, parece correr bem mas, após os primeiros dias, a criança começa a chorar ainda em casa, porque não quer ir para a escola:

Ø Algumas crianças ficam mais irritáveis;

Ø Outras procuram mais o colo dos pais;

Ø Podem ter um sono mais agitado;

Ø Algumas provocam o vómito;

Ø Podem até perder o fôlego.

Assim, todos estes fenómenos se desenvolvem em torno da separação que são vividas com grande angústia. No entanto, também existe um lado positivo nesta situação, pois significa que existe um vínculo saudável e como tal, capaz de superar as dificuldades da separação.



“kit” de Sobrevivência aos primeiros dias no Jardim de Infância –

(só para pais)

1-As crianças devem ir todos os dias ao jardim-de-infância, é proibido que vão dia sim, dia não;

2-Os pais só devem despedir-se uma vez quando deixam a criança, estão proibidos de despedir-se muitas vezes, pois assim a separação torna-se mais difícil para os pais e para os filhos;

3-Devem despedir-se do seu filho/a, é proibido fugir quando está distraído, mesmo que fique a chorar;

4-É obrigatório chegar a horas quando vão buscar o seu filho. É proibido prometer e faltar à promessa;

5-Os pais devem conversar com o seu filho/a sobre como foi o dia na escola, mas é proibido exigir relatórios sem fim;

6-Os pais devem valorizar tudo o que a criança contar e os trabalhos que realiza;

7- Os pais devem evidenciar a importância que a escola tem na aquisição de novos conhecimentos e a sua importância.


NÃO SE ESQUEÇA QUE:

Para uma criança habituada a estar sempre no seio da família, separar-se dos pais, avós, tios, dos seus brinquedos, da sua casa, enfim, do mundo onde ela reina em absoluto, e entrar num espaço compartilhado é sempre um momento de grande tensão, trazendo-lhe o sentimento de não estar protegida e amparada. Apesar de, nesta fase, as crianças já serem mais independentes, pois deixaram as fraldas, falam com mais clareza e também exigem o seu próprio espaço, lembre-se de que para o seu filho/a, o jardim-de-infância trata-se de um ambiente novo, com pessoas desconhecidas, com regras diferentes das de casa e onde ele/a não é o centro das atenções, descobrindo assim, a sensação de depender, pela 1ª vez de si mesmo. Delimitar o seu “espaço”, aprender a compartilhar, aceitar “ordens” de alguém que não é da família, nem sempre é fácil, e por isso muitas vezes a criança começa a chorar na porta da escola e diz que não quer entrar. É importante não permitir que o seu filho/a utilize o choro como uma forma de não ficar na escola, poderá tornar mais difícil este processo.

A entrada na escola é um momento muito importante na vida de uma criança, pois é o 1º passo rumo à independência em relação aos pais e à construção dos seus próprios relacionamentos, o que definirá muito do seu comportamento futuro. Sempre que precisar converse com o educador para que, juntos, definam qual a melhor atitude a tomar.

Sem comentários:

Enviar um comentário