O Ministério da Educação, através da Direcção Geral Inovação e Desenvolvimento Curricular - DGIDC- definiu As metas de aprendizagem para todos os níveis de ensino e também para a Educação Pré-escolar.
Trata-se de um documento ambicioso, que vem complementar as Orientações Curriculares, onde se definem as competências que as crianças de 5 anos devem ter adquirido quando da entrada no 1º ciclo.
A sua leitura integral pode ser feita através do site da DGIDC em:
http://www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt/educacao-pre-escolar
«A definição de metas finais para a educação pré-escolar, contribui para esclarecer e explicitar as “condições favoráveis para o sucesso escolar” indicadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, facultando um referencial comum que será útil aos educadores de infância, para planearem processos, estratégias e modos de progressão de forma a que todas as crianças possam ter realizado essas aprendizagens antes de entrarem para o 1.º ciclo. Não se pretende, porém, que esgotem ou limitem as oportunidades e experiências de aprendizagem, que podem e devem ser proporcionadas no jardim-de-infância e que exigem uma intervenção intencional do educador.»
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