O blogue do JI Vasco da Gama

Queremos partilhar o que descobrimos, o que aprendemos e experimentamos, e também trocar ideias e experiências , pois acreditamos que a Escola e a Família devem ser lugares de encontro e descoberta, de felicidade e união, de propulsão para um futuro vencedor.

E porque a vida é feita de dedicação, confiança e sonhos atingidos, queremos formar gente que ande pela vida com um sorriso quente e brilho no olhar, peito insuflado de entusiasmo pelo que vai aprender e ensinar...

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Os Sarilhos do Amarelo

Esta semana iniciamos o Projecto Sarilhos do Amarelo.

Com este Projecto (que é implementado por duas Psicólogas do Projecto Raiz) visa-se:
  • o desenvolvimento de competências pessoais e sociais,
  • a reflexão sobre comportamentos e atitudes,
  • a ajuda na auto-regulação dos comportamentos,
  • o espírito de equipa e a persistência nas tarefas.
O grupo alvo são algumas crianças de 5 anos ( um grupo de +/- 12) que correspondem a determinadas condições (serem moradoras no bairro das Campinas, e, no próximo ano frequentarem esta EB1, entre outros)

Baseado na leitura do Livro "SARILHOS DO AMARELO", que nos conta uma história do Bosque -sem-fim.

«De manhãzinha é sempre um corrupio no bosque. Os coelhos fazem caretas cómicas quando o sol se esfrega nas suas compridas orelhas, e os esquilos correm atrás dos irrequietos pontos de luz (... ).No rio
pintado de um transparente azulado, os peixes cumprimentam o sol espalhando bolinhas na água (..) as plantas esticam.-se em bicos de pés, espreguiçam-se para receberem as carícias do amável beija-flor. Neste bosque também vivem as cores do arco-íris...»

Esta história é apresentada às crianças em pequenos capítulos, lidos na véspera da vinda das psicologas que depois desenvolvem actividades de acordo com o seu conteúdo.

Este Projecto vai-se desenvolver semanalmente, ás 5ª feiras da parte da manhã, em 10 sessões, prolongando-se até Março.



Sem comentários:

Enviar um comentário