Habituadas a viver apenas num meio restrito - o seu meio familiar - que conhecem e onde reinam, as crianças veem-se confrontadas com novos espaços, com adultos desconhecidos, com vivências inesperadas e rotinas diferentes.
Durante os meses de setembro e outubro foi-lhes proporcionado um ambiente securizante, alegre, autentico, facilitador de interações positivas, rico em novidades e estratégias que por serem aliciantes se tornaram uma mais-valia na condução para o bem-estar, condição facilitadora da adaptação.
Ao fim deste tempo, as crianças estão adaptadas ao novo contexto escolar e têm já interiorizadas algumas rotinas: a canção dos bons dias; o Quadro das presenças, a contagem e identificação dos meninos que faltam; o Quadro do tempo atmosférico; a escolha dos espaços e atividades que pretendem realizar; a arrumação dos materiais nos respetivos lugares; o comboio para as saídas da sala…
Breves testemunhos....
Nos primeiros dias a manipulação da espuma da barba revelou-se uma novidade muito motivadora.
Aliado à introdução de pintura com pincel surgiu o trabalho de grupo, elemento facilitador do sentido de pertença e de ligação
O Quadro do Tempo ajuda-nos a olhar para o mundo que nos rodeia depertando a curiosidade e desenvolvendo a atenção e a observação.
------------------------------------------
«Uma verdadeira educação inclusiva é aquela em que o educador cria contextos educativos onde cada criança encontra a estimulação de que necessita para progredir, não perdendo de vista nenhuma criança e respondendo a todas elas »
Sem comentários:
Enviar um comentário