O blogue do JI Vasco da Gama

Queremos partilhar o que descobrimos, o que aprendemos e experimentamos, e também trocar ideias e experiências , pois acreditamos que a Escola e a Família devem ser lugares de encontro e descoberta, de felicidade e união, de propulsão para um futuro vencedor.

E porque a vida é feita de dedicação, confiança e sonhos atingidos, queremos formar gente que ande pela vida com um sorriso quente e brilho no olhar, peito insuflado de entusiasmo pelo que vai aprender e ensinar...

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Fundamentando

No JI as atividades desenvolvem-se tendo como base situações que surgem (ou se criam), do dia-a-dia e de acordo os interesses e paixões das crianças.
O Curriculo integrado promove aprendizagens sem esquecer as diferenças individuais das crianças e os seus ritmos de aprendizagem.

«Este contexto diferenciado em que ocorre a aprendizagem torna-se único em todo o percurso escolar, por permitir gerir as aprendizagens progressivas adequadas aos perfis das crianças.»*

A Area de Conhecimento do Mundo è uma area de grande interesse para as crianças por partir do que observam e de situações muito reais.
É uma area transversal que proporciona aprendizagens e a abordagem diferentes temáticas: biologia, geologia, ciencias experimentais, geografia, etc.

Enraízada na curiosiodade natural e no desejo de saber cada vez mais, as crianças adquirem novos conhecimentos desenvolvem competencias, levantam questões, formulam hipoteses, sustentam essas hipoteses em raciocinios logicos e em observações.

«Abordar as ciencias fisicas com crianças dos tres aos seis anos exige processos de ensino e aprendizagem, ambientes e contextos adequados ao nivel de desenvolvimento das crianças.»

Ao educador compete planificar e proporcionar situações facilitadoras, fomentar o questionamento, promover o interesse e a curiosidade, proporcionar meios de investigação e de resposta.

Cabe-lhe apenas orientar e dar liberdade das crianças se deixarem intrigar e maravilhar pela descoberta “Orienta o percurso planificado por si, procurando não perder de vista o fim projetado, mas mostrando-se atento e com a flexibilidade necessária para se ajustar e auto reorganizar perante as intervenções e comportamentos observados nas crianças”.

Em suma:
A educação para a Ciência…
• Estimula o pensamento crítico e a necessidade de pesquisa
• Fomenta a curiosidade e a vontade de saber mais, fator fundamental para a aprendizagem e crescimento pessoal
• Abre novos horizontes na aprendizagem científica futura; promove conhecimentos nas áreas da Biologia, Geografia, Química e Física.
• Democratiza o conceito de ciência, tornando-o acessível a todos.
• Sublinha a importância na vida quotidiana
• Desenvolve a capacidade de partilha e de colaboração.

* in, «A criança e o conhecimento do mundo: atividades laboratoriais em ciencias físicas», de Ana Maria Peixoto, 2008

Sem comentários:

Enviar um comentário